Anestesiologia

Anestesiologia é a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como cirurgias ou exames diagnósticos, identificando e tratando eventuais alterações das funções vitais.

A especialidade vem a cada dia ampliando suas áreas de atuação, englobando não só o Período Intra-Operatório, bem como os períodos Pré e Pós-Operatórios, realizando atendimento ambulatorial para Avaliação Pré-Anestésica e assumindo um papel fundamental pós-cirúrgico no acompanhamento do paciente tanto nos Serviços de recuperação pós-anestésica e Unidades de Terapia Intensiva quanto no ambiente da enfermaria (cuidados paliativos, por exemplo) até o momento da Alta Hospitalar.

1 / 3
Clinica em Montes Claros
2 / 3
Cirurgias em Montes Claros
3 / 3
Clinica Operar

Risco Cirúrgico ou Risco Anestésico

A avaliação do risco cirúrgico consiste em uma avaliação geral de um determinado paciente que será submetido a algum procedimento cirúrgico e, por consequência, anestésico. A avaliação do risco cirúrgico é muito importante, pois previne complicações no per e pós-operatório, ou seja, determina se uma pessoa pode ou não (ou se deve ou não) se submeter a alguma cirurgia, levando em conta sua condição física no pré-operatório, o tamanho da cirúrgica que será realizada e a indicação da mesma. Não raro uma cirurgia é contra-indicada durante a avaliação do risco cirúrgico devido às comorbidades do paciente, pois os benefícios que poderiam vir com a cura cirúrgica podem não compensar os riscos aos quais o paciente está exposto por se submeter a determinado procedimento cirúrgico.

Por se tratar de uma avaliação do estado geral do paciente para realização de um procedimento cirúrgico-anestésico, o médico responsável pela liberação do risco cirúrgico deve ser um anestesista.

Em alguns casos são necessários realização exames complementares, como exames de sangue, raios X e eletrocardiograma, para melhor avaliação do risco cirúrgico anestésico.

Um fator muito importante para a determinação dos exames, e da própria liberação ou não do risco cirúrgico, é o tipo (ou tamanho) de cirurgia à qual o paciente será submetido, além dos dados do paciente, como idade e presença de outras doenças, como hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, dentre outras.

Voltar