Cirurgia do Aparelho Digestivo

A cirurgia do aparelho digestivo é um ramo da Medicina que estuda, sob o ponto de vista cirúrgico, as doenças que são oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos.

No Brasil, este ramo da cirurgia surgiu como uma especialidade separada da Cirurgia Geral, devido aos esforços do Prof. Dr Henrique Walter Pinotti. O reconhecimento da especialidade pela Associação Médica Brasileira (AMB) permitiu a criação de cursos de residência médica específicos. No seu campo de ação estão as patologias e cirurgias envolvendo o esôfago, estômago, duodeno, pâncreas, fígado e vias biliares, intestino delgado e órgãos anexos, além da cirurgia da obesidade. O cirurgião do aparelho digestivo necessita, além da graduação em Medicina, de 2 anos de Residência Médica em Cirurgia Geral e 2 anos de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Clinica em Montes Claros
Cirurgias em Montes Claros
Clinica Operar

Cálculos biliares (pedras na vesícula)

A vesícula biliar é um órgão em forma de pêra localizado sob o fígado que coleta e libera a bile após as refeições para ajudar no processo de digestão. Devido a alterações químicas na composição da bile no interior da vesícula, os cálculos biliares podem desenvolver. Os cálculos biliares são pequenos depósitos de colesterol ou de sais de cálcio que se formam no interior da vesícula biliar.

Pacientes com cálculos biliares podem apresentar-se com indigestão muitas vezes, dor abdominal, náuseas, vômitos e febre, enquanto outros podem não sentir quaisquer sintomas desta condição. Se não for tratada, os cálculos biliares podem levar a cólica biliar, pancreatite e outras complicações graves. Os cálculos biliares são tratados com cirurgia para remover a vesícula biliar, sendo a mesma dispensável para um correto funcionamento do trato digestivo. Este procedimento é chamado de colecistectomia e geralmente é realizado por laparoscopia.

A colecistectomia laparoscópica envolve 4 pequenas incisões, em vez de uma grande incisão para remover a vesícula biliar. Na laparoscopia, pequenos instrumentos cirúrgicos são inseridos nestas incisões para remover a vesícula biliar, que é retirada por uma das incisões.

Com a laparoscopia, os pacientes podem retornar ao trabalho mais rapidamente após a cirurgia e ter menos dor e cicatrizes também. A maioria dos pacientes pode voltar para casa no mesmo dia.

Os riscos de colecistectomia laparoscópica:

Enquanto a colecistectomia laparoscópica é segura para a maioria dos pacientes, existem certos riscos associados a qualquer procedimento cirúrgico. Alguns destes riscos podem incluir sangramento, infecção, lesão do duto biliar, vazamento de bile ou prejuízo para os intestinos. O risco de qualquer uma destas é menor que 1%.

Condições das vias biliares:

Muitos pacientes com cálculos biliares e outros distúrbios do ducto biliar freqüentemente desenvolvem desordens no trato biliar, como obstrução biliar. Estas condições podem provocar dor abdominal superior, icterícia, náuseas, vómitos e outros sintomas, e pode levar a complicações graves se não tratada. Essas condições podem frequentemente ser tratados por laparoscopia.

Agende uma consulta com os cirurgiões da Clínica OPERAR para maiores esclarecimentos.