Cirurgia Bariátrica e Metabólica

A obesidade é uma doença caracterizada por ganho de peso devido à um acúmulo de gordura (tecido adiposo) e é definida por um valor do índice de massa corporal acima de 30 Kg/m2.

Na prática clínica diária a forma mais fácil de acessar a condição do peso de um indivíduo é calculando o índice de massa corporal que é o peso em Kg, dividido pela altura em metros ao quadrado (dividir o peso pela altura e o resultado desta conta ser dividido novamente pela altura).

Através da fórmula: IMC = PESO (Kg) ÷ ALTURA (metros)2

Só para você entender melhor: Se você pesa 100 kg e tem um metro e setenta (1,70) seu IMC será de 34,6. (100 dividido por 1,70 e o resultado divido novamente por 1,70)

Clinica em Montes Claros
Cirurgias em Montes Claros
Clinica Operar

Utilizando esta fórmula pode-se classificar como:

baixo peso : IMC < 18,5 Kg/m2

peso normal : IMC entre 18,5 e 24,9 Kg/m2

sobrepeso: IMC entre 25 e 29,9 Kg/m2

obesidade grau I: IMC entre 30 e 34,9 Kg/m2

obesidade grau II : IMC entre 35 e 39,9 Kg/m2

obesidade grau III: IMC entre 40 e 50 Kg/m2

superobesidade: IMC acima de 50 Kg/m2

Fatores de Risco da Obesidade

A causa da obesidade não é totalmente compreendida, mas acredita-se que esteja relacionada a inúmeros fatores:

Genética : estudos em gêmeos , adotados por famílias diferentes mostraram que a obesidade tem influência genética;

Idade: apesar de poder ocorrer em qualquer fase da vida sabe-se que o risco de aumentar o peso é maior com o avanço da idade;

Sexo: mulheres em geral tem maior IMC que os homens;

Circunstâncias fisiológicas : gravidez, puberdade, menopausa , andropausa;

Condições sócio-econômicas: a obesidade afeta mais classes sociais menos favorecidas e menor nível cultural;

Sedentarismo;

Fatores psicológicos e doenças psiquiátricas

Distúrbios do comportamento alimentar;

Medicamentos : certos medicamentos fazem ganhar peso como antipsicóticos e anti-depressivos como clorpromazina, haloperidol , doxepina e lítio (medicamentos utilizados pelos psiquiatras), antiepilépticos como carbamazepina, corticóides, isoniazida e a maioria dos medicamentos para tratar diabetes.

Classificação da obesidade

Segundo a sua origem:

Primária : que são a maioria dos casos. Toda obesidade que se exclui causas secundárias estão nesta categoria;

Secundária: no caso de doenças endocrinológicas como hipotireoidismo, síndrome de Cushing, hipogonadismo masculino, ovário policístico, deficiência do hormônio do crescimento ; e tumores ou lesões nas áreas do cérebro que comandam o apetite.

Segundo Critérios de Severidade

De acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal) :

Grau I: IMC entre 30 e 34,9 Kg/m2

Grau II : IMC entre 35 e 39,9 Kg/m2

Grau III: IMC maior que 40 kg/m2

Complicações da Obesidade e Doenças Associadas

Complicações Cardiovasculares:

A obesidade, principalmente a andróide é associada a um aumento do risco cardiovascular devido à aterosclerose. Este risco aumenta proporcionalmente ao aumento do IMC.

Hipertensão Arterial (Pressão Alta): geralmente associada a obesidade, aumento o risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame). A perda de peso reduz a pressão arterial, independente de outros fatores;

Aterosclerose: é o depósito de placas de gordura dentro das artérias. Sua principal manifestação é na doença arterial coronariana e no cérebro quando ocorre o acidente vascular cerebral comumente conhecido como derrame;

Insuficiência Cardíaca: geralmente secundária à doença coronariana e hipertensão arterial . Esta doença se agrava muito com a obesidade.

Complicações Metabólicas

Obesidade abdominal é mais associada com este tipo de complicação apresentando resistência a insulina e hiperinsulinemia (insulina alta no sangue) . O pâncreas produz mais insulina na tentativa de compensar o fato de não conseguir retirar o açúcar do sangue. O problema está no fato da obesidade criar uma condição que impede que a insulina funcione nos receptores específicos que estão na superfície das células para que o açúcar seja retirado da circulação. O açúcar no sangue é altamente tóxico. A insulina alta impede que as células hepáticas utilizem a gordura como fonte de energia e portanto aumentam o acúmulo de gordura. A resistência a insulina é o primeiro passo para o aparecimento do diabetes tipo 2. Quando o pâncreas se esgota na tentativa de produzir insulina aparece o diabetes. Até então , os altos níveis de insulina conseguem manter a glicemia (açúcar no sangue) normal. Por isso é muito importante além de pedir um exame de glicemia, também solicitar um exame de insulinemia ( taxa de insulina no sangue).

Diabetes Tipo 2: 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 tem sobrepeso ou obesidade;

Dislipidemia: a obesidade é associada a inúmeras alterações dos lipídios circulantes como triglicerídeos alto (hipertrigliceridemia) , baixo HDL-colesterol (colesterol bom) e aumento do LDL e VLDL-colesterol que faz com que aumente o risco de formar placas nas artérias;

Hiperuricemia : Àcido úrico elevado – Gota;

Síndrome Metabólica

Complicações Digestivas

Hérnia Hiatal;

Pedras na Vesícula (litíase biliar): 50 a 70% dos pacientes com pedras na vesícula são obesos;

Pancreatite Aguda;

Hepatite não Alcóolica.

Complicações Respiratórias

Disfunções Ventilatórias Mistas: predominantemente restritivas, envolvendo insuficiência respiratória;

Síndrome de Pickwick: caracterizado por extrema obesidade, sonolência diurna intensa, hipóxia (falta de oxigênio no sangue) , hipercapnia (aumento do gás carbônico no sangue) , cianose (coloração azulada da pele , principalmente extremidades) , e dilatação do coração;

Apnéia do Sono: são períodos maiores que 10 segundos de parada respiratória durante o sono, geralmente associados a roncopatia (roncos) e arritmia cardíaca.

Complicações Osteoarticulares

Artrose das articulações maiores dos membros inferiores e coluna.

Complicações Circulatórias Venosas

Varizes : Dois terços das pessoas com varizes são obesas;

Insuficiência venosa crônica;

Trombose Venosa Profunda.

Doenças Oncológicas (Câncer)

Câncer de Endométrio e Câncer de Mama são duas vezes mais comuns em mulheres obesas comparado à mulheres com o peso normal;

Câncer de Esôfago;

Câncer de Intestino Grosso e Reto.

Complicações GenitoUrinárias

Alterações Menstruais;

Diminuição da Fertilidade (capacidade de ter filhos);

Síndrome do Ovário Policístico;

Ginecomastia ( aumento das mamas no homen);

Incontinência Urinária

Complicações Psiquiátricas

Depressão;

Ansiedade;