Cirurgia Geral

A cirurgia geral é especialidade médica responsável pelo tratamento cirúrgico das doenças do trato digestivo e orgãos abdominais, bem como das doenças herniárias da parede abdominal (hérnias inguinais, hérnias umbilicais e hérnias incisionais). Para se formar como um cirurgião geral, o médico deve concluir uma residência médica em cirurgia geral pelo período de dois anos.

Ambulatorialmente, as patologias cirúrgicas mais frequentementes tratadas pelo cirurgião geral são as hérnias de parede abdominal e as doenças da vesícula biliar (cálculos biliares), devido a alta prevalência dessas doenças na população. Além dessas patologias mais comuns, os cirurgiões gerais também tratam de doenças como câncer de estômago e pâncreas através de cirurgias de grande porte que demandam uma equipe de cirurgiões experientes e hospitais com toda uma estrutura montada para o suporte pré e pós-operatório para esse paciente. O cirurgião geral também realiza pequenos procedimentos cirúrgicos, como retirada de pequenos lipomas subcutâneos, exérese de cravos plantares, cantoplastia (retirada de unha encravada), dentre outros.

1 / 3
Clinica em Montes Claros
2 / 3
Cirurgias em Montes Claros
3 / 3
Clinica Operar

Em relação aos procedimentos de emergência em cirurgia geral, que não sejam traumas, a patologia mais comum é a apendicite aguda, para a qual não existe manejo clínico, sendo o único tratamento a cirurgia de retirada do apêndice, apendicectomia.

Assim como em todos os campos da medicina moderna, na cirurgia geral também encontramos um grande desenvolvimento tecnológico, com aperfeiçoamento das técnicas de vídeolaparoscopia (cirurgia por vídeo) e do manejo clínico do paciente.

Na OPERAR, a equipe de cirurgia geral realiza atendimentos ambulatoriais e, havendo a indicação de algum procedimento cirúrgico, as cirurgias são realizadas em hospitais de confiança dos nossos cirurgiões.

Voltar